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Teologia do Novo Testamento
Teologia do Novo Testamento

 

 

 

TEOLOGIA DO NOVO TESTAMENTO

 

 

INTRODUÇÃO

 

 

O Novo Testamento forma a Parte II da Bíblia. E ele uma coleção de vinte e sete livros, mas tem somente um terço do volume da Parte 1, o Antigo Testamento. Antigo Testamento    cobre um                     período      de           milhares        de   anos   de                     história,     mas         o    Novo Testamento menos de um século.

 

 

 

 

 

"Novo Testamento" quer dizer, de fato, "Novo Pacto" em contraste com a antiga aliança. O vocábulo "testamento" transmite‐nos a idéia de uma última vontade, e só passa a ter efeito na eventualidade da morte do testador. Assim é que o novo pacto entrou em vigor em face da morte de Jesus (Hebreus 9:15‐17).

 

 

 

 

 

Escrita originalmente em grego, entre 45 E 95 D.C.. Os livros do Novo Testamento

 

não  estão  arranjados  na  ordem  cronológica  em  que  foram  escritos.  As  primeiras epístolas de Paulo foram os primeiros livros do Novo Testamento a ser escritos, e não

os evangelhos.

 

E mesmo o arranjo das epístolas paulinas não segue a sua ordem cronológica, porquanto  Gálatas  (ou  talvez  1  Tessalonicenses)  foi  a  epístola  escrita  bem  antes daquela dirigida aos Romanos, a qual figura em primeiro lugar em nossas Bíblias pelo

fato de ser a mais longa das epístolas de Paulo; e entre os evangelhos, o de Marcos,

 

não o de Mateus, parece ter sido aquele que primeiro foi escrito.

 

 

 

 

 

A ordem em que esses livros aparecem, por conseqüência, é uma ordem lógica.

 

Os evangelhos estão postos em primeiro lugar porque descrevem os eventos cruciais

 

de Jesus. Entre os evangelhos, o de Mateus vem apropriadamente antes de todos devido à sua extensão e ao seu intimo relacionamento com o Antigo Testamento, que

o precede imediatamente. No livro de Atos dos Apóstolos, uma envolvente narrativa

 

do bem sucedido surgimento e expansão da Igreja na Palestina e daí por toda a Síria,

 

Ásia Menor, Macedônia, Grécia e até lugares distantes como Roma, na Itália.

 

 

 

 

 

O livro de Atos é a segunda divisão de uma obra em dois volumes, Lucas‐Atos.) Bastam‐nos essas idéias quanto aos livros históricos do Novo Testamento.

 

As  epístolas    e,   finalmente,  o  livro  de   Apocalipse,             explanam  a    significação teológica da história da redenção, além de extraírem dai certas implicações éticas. Entre as epístolas, as de Paulo ocupam o primeiro lugar e entre elas, a ordem em que foram arranjadas segue primariamente a idéia da extensão decrescente, levando‐se

em conta a grande exceção formada pelas Epístolas Pastorais (I e II Timóteo e Tito), as quais antecedem a Filemom, a mais breve das epístolas paulinas que chegaram até

nós.

 

 

 

 

 

A  mais   longa   das   epístolas    não‐paulinas,     aos   Hebreus           (cujo  autor  nos   é desconhecido), aparece em seguida, depois da  qual vêm as epístolas Católicas ou Gerais, escritas por Tiago, Pedro, Judas e João.

 

 

 

 

 

E por fim, temos o livro que lança os olhos para o futuro retorno de Cristo, o

 

Apocalipse, livro esse que leva o Novo Testamento a um mui apropriado climax.

 

O Novo testamento é o livro mais vital o mundo. Seu tema supremo é o Senhor Jesus  Cristo.  Seu  objetivo  supremo  é  a  Salvação  dos  seres  humanos.  Seu  projeto supremo é o reinado final do Senhor Jesus num império sem limites e eterno.

 

 

 

 

 

Dentro  do  estudo  do  Novo testamento  estaremos    observando             as   principais

 

Doutrinas e Teologia.

 

OS QUATRO EVANGELHOS

 

 

Vamos  dirigir  agora  a  nossa  atenção  aos  quatro  evangelhos.  Uma  coleção  de registros muito especial quando os examinamos coletivamente. Para começar, nos encontramos perguntando: Por que há quatro evangelhos, especialmente quando os

três primeiro parecem abranger quase o mesmo assunto? Um só não seria melhor?

 

 

 

 

 

Como  estamos  tratando  de  escritos  divinamente  inspirados,  a  resposta  final, naturalmente, é que há quatro porque Deus assim quis: mas podemos acrescentar

que existem razões claras para Deus Ter feito isso.

 

 

 

 

 

Existem  quatro  evangelhos  em  lugar  de  um,  de  modo  a  apresentar‐nos  um retrato de Cristo. Os quatro Evangelhos têm cada um uma individualidade que não pode ser anulada.

 

 

 

 

 

A unidade do tema, somada à sua diversidade é que os torna tão interessantes à mente e tão satisfatório ao coração.

 

Também podemos explicar a necessidade dos quatro evangelhos facilmente pelo

 

fato de ter havido, nos tempos apostólicos, quatro classes representativas do povo: Judeus, Romanos, Gregos e a Igreja.

 

 

 

 

Cada um dos evangelistas escreveu para uma dessa classes, adaptando‐se ao seu caráter, às suas necessidades e ideais.

 

 

 

 

 

Livro

Povo

Revelação

Figura

Mateus

Judeus

O Filho de Deus

Leão

Marcos

Romanos

O Servo

Boi

Lucas

Gregos

Filho do homem

Rosto de homem

João

Igreja

O Salvador

Águia

 

 

 

 

Mateus Sabendo que os Judeus esperavam pela vinda do Messias, prometido no

 

Velho Testamento, apresenta Jesus como o Messias o filho de Deus.

 

O leão era o símbolo da tribo de Judá, a tribo real. Em Mateus nosso Senhor é singularmente "o Leão da Tribo de Judá "

 

 

 

 

 

João 3: 17 eeisqueumavozdoscéusdizia:EsteéomeuFilho amado, em quem

 

mecomprazo.

 

 

 

 

 

Em Mateus, o evangelho do Rei, vê‐se nos primeiros capítulos o Rei dos Judeus e

 

por  Fim  o  Rei  soberano  nos  céus  e  na  terra,  enviando  para  exigir  sua  sujeição  e homenagem.

 

 

 

 

 

Marcos Escreveu aos Romanos, um povo cujo ideal era o poder e o serviço, assim

 

Marcos descreveu Cristo o Servo fiel.

 

O  boi  é  o  emblema  do  trabalho  servil.  Ele  representava  entre  os  antigos  do oriente, o trabalho paciente e produtivo. A ênfase do livro se encontra num Cristo ativo, um Servo forte, mas humilde.

 

 

 

 

 

Em Marco, o evangelho do grande Servo de Deus, enfatizam‐se os atos de Cristo,

 

não as Suas palavras, Marcos conta a lida incansável do Servo de Jeová.

 

 

 

 

 

Lucas Escreveu a um povo culto, os Gregos, cujo objetivo era atingir a perfeição

 

e assim chegar a ser deus, assim Lucas apresenta Cristo como o Filho do homem, perfeito em tudo e que chegou a ser Deus.

 

 

 

 

 

O  homem  é  símbolo  de  inteligência,  razão,  emoção,  vontade,  conhecimento, amor.

 

Lucas  5:  24  Ora,  para  que  saibais  que  o  Filho  do  homem  tem  sobre  a  terra autoridade para perdoar pecados (disse ao paralítico), a ti te digo: Levantate,tomao

teuleitoevaiparatuacasa.

 

 

 

 

 

Em Lucas, o evangelho do Filho do homem, mostra‐se o coração de Jesus em uma série de manifestações de Sua compaixão, ternura e amor.

 

 

 

 

 

João João ao escrever tinha em mente a Igreja, pois já fazia muitos anos que

 

Cristo tinha sido crucificado e as verdades do Evangelho estavam sendo esquecida,

 

por isso João, vendo as necessidades dos cristão de todas as nações apresenta as verdades mais profundas do Evangelho.

 

 

 

 

 

João 4: 42 ediziamàmulher:nãoépelatuapalavraquenóscremos;pois agoranósmesmostemosouvidoesabemosqueesteéverdadeiramenteoSalvador

domundo.

 

Em  João,   o  evangelho    do  Filho   de  Deus,   vê‐se   como  Jesus              assemelha‐se              à natureza da águia que voa e nos leva às alturas da Sua divindade eterna. É o livro que

nos revela o mistério de Ele ser com o Pai.

 

PARALELO SIGNIFICATIVO

 

 

Ezequiel 1: 10 Eaformadosseusrostoseracomoorostodehomem;eàmão direitatodososquatrotinhamorostodeleão,eàmãoesquerdatodososquatro tinhamorostodeboi;etambémtinhamtodososquatroorostodeáguia;

 

 

 

 

 

O Leão simboliza a soberania a força suprema, o homem a mais alta inteligência,

 

o boi o serviço, a águia o celestial o divino.

 

 

 

 

 

Os   quatro  aspecto    são   necessários     para   transmitir  toda  a             verdade. Como soberano Ele vem para reinar e governar. Como servo vem para servir e sofrer. Como

Filho  do  Homem  vem  para  participar  e  consolar.  Como  Filho  de  Deus  vem  para revelar e remir.

 

 

 

 

 

Maravilhosa fusão ‐ soberania e humanidade; humildade e divindade.

 

OS SINÓTICOS E JOÃO

 

 

 

 

 

Sinótico:    Que   tem  forma  de   sinopse;    resumido. Os   evangelhos                      de     Mateus, Marcos e Lucas cobrem quase o mesmo terreno, apresentando apenas narrações dos

fatos enquanto o registro de João, além de Ter sido escrito mais tarde do que os demais, trata em sua maior parte da matéria não mencionada por eles.

 

 

 

 

 

O evangelho de João é obra de um teólogo, que apresenta Jesus como o Cristo, o

 

Filho de Deus.

 

AS PRINCIPAIS DOUTRINAS

 

 

Estamos apresentando as Doutrinas fundamentais contidas no Novo Testamento, através de um simples esboço, o estudo mais profundo será apresentado quando da matéria específica.

 

 

 

 

 

DoutrinadeDeus

 

 

João 7 16 ‐ 17 RespondeulhesJesus:Aminhadoutrinanãoéminha,masdaquele

 

quemeenviou.SealguémquiserfazeravontadedeDeus,desaberseadoutrinaé dele,ouseeufalopormimmesmo

 

 

 

 

 

AExistênciadeDeus

 

 

 

 

 

 

A Natureza de Deus

 

 

 

 

 

 

Os Atributos de Deus

 

DoutrinadeCristo

 

 

Mateus 1: 18 Ora,onascimentodeJesusCristofoiassim:EstandoMaria,sua

 

mãe,  desposada  com  José,  antes  de  se  ajuntarem,  ela  se  achou  ter  concebido  do

 

EspíritoSanto.

 

 

NaturezadeCristo

 

 

OsOfíciosdeCristo

 

 

AObradeCristo

 

 

 

 

 

 

Doutrina do Espírito Santo

 

 

Romanos 8: 11 E,seoEspíritodaquelequedosmortosressuscitouaJesushabita

 

emvós,aquelequedosmortosressuscitouaCristoJesushádevivificartambémos vossoscorposmortais,peloseuEspíritoqueemvóshabita.

 

ANaturezadoEspíritoSanto

 

 

OEspíritoSantonoAntigoTestamento

 

 

OEspíritoSantoemCristo

 

OEspíritoSantonoCristão

 

 

OsDonsdoEspírito

 

 

 

 

 

 

Doutrina dos Anjos

 

 

Hebreus 1: 13 ‐ 14 Masaqualdos anjos disse jamais: Assentateàminhadireita

 

atéqueeuponhaosteusinimigosporescabelodeteuspés?Nãosãotodoseles espíritos              ministradores,    enviados    para    servir               a                       favor        dos     que      hão         de               herdar               a salvação?

 

SuaNatureza

 

 

SuaClassificação

 

 

Seucaráter

 

 

SuaObra

 

 

Reinodastrevas

 

DoutrinadoHomem

 

 

 

 

 

Mateus 19: 4 RespondeulheJesus:NãotendeslidoqueoCriadorosfezdesdeo princípiohomememulher,

 

AOrigemdoHomem

 

 

ANaturezadoHomem

 

 

AImagemdeDeusnoHomem

 

 

 

 

 

 

Doutrina da Salvação

 

 

Romanos  3:  24  sendo  justificados  gratuitamente  pela  sua  graça,  mediante  a redenção que há em Cristo Jesus,

 

ANaturezadaSalvação

 

 

Justificação

 

 

Regeneração

 

Santificação

 

 

 

 

 

 

Doutrina da Igreja

 

 

Atos 11: 22 ChegouanotíciadestascoisasaosouvidosdaigrejaemJerusalém;e enviaramBarnabéaAntioquia;

 

ANaturezadaIgreja

 

 

AFundaçãodaIgreja

 

 

AsOrdenançasdaIgreja

 

 

AOrganizaçãodaIgreja

 

 

 

 

 

 

Doutrina das Últimas Coisas

 

 

Mateus 24: 3 EestandoelesentadonoMontedasOliveiras,chegaramseaeleos

 

seusdiscípulosemparticular,dizendo:Declaranosquandoserãoessascoisas,eque sinalhaverádatuavindaedofimdomundo.

 

SinaisdaVindadeJesus

 

 

ArrebatamentodaIgreja

 

 

TribunaldeCristo

 

 

BodasdoCordeiro

 

 

Grandetribulação

 

 

Milênio

 

 

JuízodoTronoBranco

 

OS ENSINOS DE JESUS

 

 

 

 

 

Os   ensinamentos     de   Jesus    fora   fundamentado  nas              Escrituras           do   Velho Testamento.  Mateus  4:  10  Então  ordenoulhe  Jesus:  Vaite,  Satanás;  porque  está escrito: Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a ele servirás.

 

Os ensinos de Jesus Cristo revelam claramente que Ele era o Messias prometido.

 

Seus  ensinamentos  eram  inspirados  por  Deus  por  isso  estão  ainda  hoje  vivos  em nossa memória.

 

Ele apresentava‐se diante do povo, usava linguagem do povo. Ele usava as figuras conhecidas  para  ensinar  as  idéias  corretas  e  desfazer  as  errôneas.  O  Centro  dos ensinamentos  de  Jesus  Cristo  era  a  fé.  A  fé  ensinada  por  Jesus,  opera  gloriosos resultados, vemos:

 

A  Opera MilagresMateus 9: 2 Eeisquelhetrouxeramumparalíticodeitado

 

num  leito.   Jesus,    pois,   vendolhes      a   [fé],   disse   ao   paralítico:   Tem         ânimo,           filho;

 

perdoadossãoosteuspecados.

 

A  Promove SantificaçãoAtos 26: 18 paralhesabrirosolhosafimdequese convertam  das  trevas  à    luz,  e         do  poder      de                                         Satanás a  Deus,  para   que          recebam remissão de pecados e herança entre aqueles que são santificados pela fé em mim.

 

ARevelaasQualidadesRomanos 1: 8 PrimeiramentedougraçasaomeuDeus, medianteJesusCristo,portodosvós,porqueemtodoomundoéanunciadaavossa

fé.

 

 

A    Garante  Salvação Romanos 3: 26 para demonstração da sua justiça neste

 

tempopresente,paraqueelesejajustoetambémjustificadordaquelequetemem

 

Jesus

 

 

A fé é crer que Deus é fiel. Ela é a força que move a mão de Deus. A fé conduz o indivíduo em perfeita relação com Deus.

 

Jesus Cristo pregava o Evangelho do Reino, não um reino político ou material mas

 

um  reino  espiritual e  futuro.  Jesus   enfatizava    o  aspecto       escatológico.         Nos      Seus ensinamento     Jesus        Cristo       enfatizava  que     Sua            morte e           ressurreição   era        uma necessidade para salvação do ser humano. Por várias ocasiões Jesus Cristo ensinou

esta Doutrina.

 

Lucas  19:  10  Porque  o  Filho  do  homem  veio  buscar  e  salvar  o  que  se  havia perdido.

 

Marcos 10: 33 dizendo:EisquesubimosaJerusalém,eoFilhodohomemserá entregueaosprincipaissacerdoteseaosescribas;eelesocondenarãoàmorte,eo entregarãoaosgentios;

 

João 11: 25 DeclaroulheJesus:Eusoua[ressurreição]eavida;quemcrêem mim,aindaquemorra,viverá;

 

João 12: 47 E,sealguémouvirasminhaspalavras,enãoasguardar,eunãoo julgo;poiseuvim,nãoparajulgaromundo,masparasalvaromundo.

 

Jesus  ensinou  que  o  homem  na  condição  o  seu  destino  é  a  perdição  eterna. Mateus 16: 26.

 

TEOLOGIA DO APÓSTOLO JOÃO

 

 

 

 

 

João filho de Zebedeu e de Salomé, irmão menor de Tiago, foi um dos primeiros discípulos  e  ser  escolhido  pelo  Senhor  e  o  último  a  morrer,  humilde  e  simples, conhecido com Apóstolo do Amor.

 

 

 

 

 

O centro, a base, o alicerce da teologia de João é a pessoa de Cristo. Ele introduz

 

sua  teologia  apresentando  três  declarações  que  excedem  o  entendimento  do  ser humano.

 

 

 

 

 

João 1: 1 ‐ 2 NoprincípioeraoVerbo,eoVerboestavacomDeus,eoVerboera

 

Deus.EleestavanoprincípiocomDeus.

 

 

 

 

 

Este princípio é diferente de iniciar, começar, partida. Gênesis 1: 1 "No princípio criou Deus os céus e a terra" .

 

Este princípio é indefinido. É um tempo quando por um ato soberano Deus criou

 

o universo.

 

 

 

 

 

João guiado pelo Espírito Santo nos conduz para além das eternidades passadas.

 

Esta teologia é chamada de Cristocêntrica, porque para o apóstolo, Cristo é tudo. Não

 

é uma teologia apenas da razão, é uma teologia do Espírito. A mensagem de João mostra que Deus pode ser conhecido em Jesus Cristo.

 

 

 

 

 

João 16: 13 Quandovier,porém,aquele,oEspíritodaverdade,elevosguiaráa

 

todaaverdade;porquenãofalaráporsimesmo,masdiráoquetiverouvido,evos anunciaráascoisasvindouras.

 

TEOLOGIA DO APÓSTOLO PEDRO

 

 

 

 

 

Pedro era um homem modesto, simples, pescador e observador, sincero e por natureza impulsivo,              sempre     falando,                 sempre         ativo       tomava    a              frente  com facilidade,violento, instável etç...

 

 

 

 

 

Pedro  dirigia‐se  aos  cristãos  dispersos  pelas  províncias  da  Ásia  Menor,  para confortar os que fieis que sofrem as perseguições em muitos lugares.

 

 

 

 

 

Lucas 22: 31 ‐ 33 Simão,Simão,eisqueSatanásvospediuparavoscirandarcomo trigo;       mas  eu  roguei        por      ti, para          que    a                tua  fé   não  desfaleça; e  tu,     quando          te converteres, fortalece teus irmãos. RespondeulhePedro:Senhor,estouprontoair contigotantoparaaprisãocomoparaamorte.

 

Para edificação dos novos convertidos não somente dos judeus mas, também, entre os gentios. Para alertar aos cristãos sobre a falsas doutrinas que iam entrado

nas igrejas.

 

 

OConceitodePedrosobreaPessoadeCristo

 

 

I Pedro 1: 3 BenditosejaoDeusePaidenossoSenhorJesusCristo,que,segundo

 

asuagrandemisericórdia,nosregenerouparaumavivaesperança,pelaressurreição

 

deJesusCristodentreosmortos,

 

 

 

 

 

Jesus    é   apresentado  por  Pedro   como  o  Salvador   cuja   obra                 redentora          foi consumada no gólgota.

 

 

 

 

 

Jesus é considerado a Pedra Viva e Preciosa para os crentes, e pedra de tropeço

 

para os incrédulos, conforme descrito no capítulo 2: 4 ‐ 10 da primeira epístola de

 

Pedro. Jesus é o exemplo que devemos seguí‐lo.

 

Jesus é fiel para com os seus; Ele voltará para recompensar a seus servos, I Pedro

 

5: 1 ‐ 11.

 

 

Muitos dos seus ensinos ele aprendeu diretamente de Jesus Cristo:

 

 

 

 

 

ENSINOS DE JESUS

ENSINOS DE PEDRO

Mateus 13: 17 Pois,emverdadevosdigo quemuitosprofetasejustosdesejaramver

oquevedes,enãooviram;eouviroque ouvis,enãooouviram.

I Pedro 1: 10 Destasalvaçãoinquiririame indagaramdiligentementeosprofetasque profetizaramdagraçaqueparavósera destinada

João21: 15 Depois de terem comido, perguntou Jesus a Simão Pedro: Simão Pedro: Simão, filho de João, amas‐me mais do que estes? Respondeu‐lhe: Sim, Senhor; tu sabes que te amo. Disse‐lhe: Apascenta

os meus cordeirinhos.

I Pedro 5: 2 Apascentai o rebanho de Deus, que está entre vós, não por força, mas espontaneamente segundo a vontade de Deus; nem por torpe ganância, mas de boa vontade;

Lucas 22: 31 Simão, Simão, eis que Satanás vos pediu para vos cirandar como trigo;

I Pedro 5: 8 Sede sóbrios, vigiai. O vosso adversário, o Diabo, anda em derredor, rugindo como leão, e procurando a quem possa tragar;

 

TEOLOGIA DO APÓSTOLO PAULO

 

 

Era da tribo de Benjamim, nativo da cidade de Tarso, tinha cidadania romana como  direito    de  nascença,  de  família  influencial,  tinha  herança  judaica,  grega  e romana. Sua natureza era profundamente religiosa. Era homem educado em toda cultura secular.

 

 

 

 

 

No caminho de Damasco, numa intervenção divina, o Senhor se revela a ele. Assim passa a reconhecer que os cristão a quem perseguia pertenciam ao Senhor Jesus Cristo. Houve uma transformação instantânea.

 

 

 

 

 

Tema central de seus ensinamento é a Graça. Vejamos:

 

 

 

 

 

Efésios 2: 8 Porquepelagraçasoissalvos,pormeioda,eistonãovemdevós,é domdeDeus;

 

Romanos  3:  24  sendo  justificados  gratuitamente  pela  sua  graça,  mediante  a redenção que há em Cristo Jesus,

 

 

 

 

 

I Coríntios 15: 10 MaspelagraçadeDeussouoquesou;easuagraçapara comigonãofoivã,antestrabalheimuitomaisdoquetodoseles;todaviaoeu,mas

agraçadeDeusqueestácomigo.

 

 

 

 

 

Efésios 3: 8 Amim,omínimodetodosossantos,mefoidadaestagraçade anunciaraosgentiosasriquezasinescrutáveisdeCristo,

 

 

 

 

 

Paulo apresenta a Graça como uma atitude de Deus para com o homem, Ef. 2:7;

 

uma obra em seu favor, tito 2: 11; um Dom concedido ao homem, Ef. 4: 7.

 

 

 

 

 

Gálatas 5: 16 Digo,porém:AndaipeloEspírito,enãohaveisdecumpriracobiça

 

dacarne.

 

 

 

Paulo ao referir‐se em " andai em espírito " que dizer que devemos usar nossas

 

qualidade para  inclinar‐se   à  Deus.   No  cristão  a  vida  espiritual é  o                 domínio             das inclinações da carne. É o viver consciente no Espírito.

 

 

 

 

 

Sua teologia enfatiza o homem em seu estado completo. Corpo, Alma e Espírito.

 

 

I Tessalonicenses 5: 23 EopróprioDeusdepazvossantifiquecompletamente;eo vossoespírito,ealmaecorposejamplenamenteconservadosirrepreensíveisparaa vindadenossoSenhorJesusCristo.

 

II Pedro 2: 13 recebendoapagadasuainjustiça;poisquetaishomenstêmprazer

 

em   deleites     à   luz   do   dia;   nódoas     são   eles    e   máculas,       deleitandose em   suas dissimulações, quando se banqueteiam convosco;

 

II Coríntios 2: 3 Eescreviistomesmo,paraque,chegando,eunãotenhatristeza

 

da parte dos que deveriam alegrarme; confiando em vós todos, que a minha alegria

 

éadetodosvós.

 

I Tessalonicenses 1: 6 EvósvostornastesimitadoresnossosedoSenhor,tendo recebidoapalavraemmuitatribulação,comgozodoEspíritoSanto.

 

 

 

 

 

Hebreus 4: 12 PorqueapalavradeDeusévivaeeficaz,emaiscortantedoque qualquerespadadedoisgumes,epenetraatéadivisãodealma  e  espírito,ede juntasemedulas,eéaptaparadiscernirospensamentoseintençõesdocoração.

 

OConceitodePaulosobreoPecado

 

 

Romanos 5: 21 Paraque,assimcomoopecadoveioareinarnamorte,assim tambémviesseareinaragraçapelajustiçaparaavidaeterna,porJesusCristonosso Senhor.

 

 

 

 

 

O pecado é uma realidade e Paulo o apresenta como uma herança de Adão.

 

Romanos 5: 12 Portanto,assimcomoporum  só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens, porquanto todos pecaram.

 

 

 

 

 

Adão fora criado para viver eternamente e continuaria nesta condição se não houvesse pecado. Toda a criação sofre por causa do pecado, este é universal e afeta

toda natureza e não somente o homem.

 

 

 

 

 

Romanos   8:  19   ‐   22   Porque    a  criação    aguarda   com                       ardente   expectativa   a revelação dos filhos de Deus. Porquanto a criação ficou sujeita à vaidade, não por sua vontade,  mas  por  causa  daquele  que  a  sujeitou,  na  esperança  de  que  também  a própria criação há de ser liberta do cativeiro da corrupção, para a liberdade da glória

dosfilhosdeDeus.Porquesabemosquetodaacriação,conjuntamente,gemeeestá

 

comdoresdepartoatéagora;

 

 

OConceitodePaulosobreaPessoadeCristo

 

Cristo foi o tema central da pregação de Paulo, a morte foi para que os nossos pecados             fossem                           apagados     e               consequentemente as nossas                        almas               resgatadas                e alcançarmos a reconciliação com Deus.

 

 

 

 

 

No ensinamento de Paulo abrange também a vinda do Senhor. Ele destaca essa vinda     em    duas          fases,       para    arrebatar          a     Igreja onde   não    será           visto       pelo   mundo incrédulo e Jesus vindo em glória para implantar o milênio aqui na terra esta vinda

será visível a todo olho:

 

 

 

 

 

Para arrebatar a Igreja. I Cor. 15: 50 ‐ 52; I Tes. 4: 16 ‐ 17

 

 

Para implantar o milênio. Mat. 24: 29 ‐ 30, II Tes. 1: 7

 

 

OConceitodePaulosobreoEspíritoSanto

 

 

 

 

 

 

A Ação do espírito Santo no ministério do apóstolo era real. Paulo nos orienta a

 

termos uma vida totalmente voltada para a submissão ao Espírito Santo.

 

A santificação, o crescimento na graça são fruto do viver no Espírito. O Espírito Santo é Deus operando no aperfeiçoamento do Corpo de Cristo, a Igreja. A Igreja aparece como corpo onde Cristo é a cabeça.

 

TEOLOGIA NA EPÍSTOLA AOS HEBREUS

 

 

 

 

 

ASuperioridadedeCristo

 

 

A fim de impedir seus leitores de retornarem ao judaísmo, o autor ressalta a superioridade                     de    Cristo,                        especialmente                        em   relação    a   várias                        características                        do judaísmo originadas do Antigo Testamento. O tema é a superioridade de Cristo, um tema  reiterado  por  toda  a  obra,  mediante  exortações para  que  seus  leitores  não apostatassem da fé cristã.

 

 

 

 

 

Cristo é superior aos profetas do Antigo Testamento, o herdeiro do universo, o criador, o reflexo exato da natureza divina, o sustentador da vida, o purificador dos pecados, o Ser exaltado e, por conseguinte, a última e mais excelente palavra de Deus

ao homem (vide 1:1‐3a).

 

 

 

 

 

Cristo  também  é  superior  aos  anjos,  porque  Cristo  é  o  Filho  divino  e  criador eterno, mas os anjos são apenas servos e seres criados (vide l:3b ‐ 2:18). Era mister

 

que Ele se tivesse tornado um ser humano a fim de estar qualificado como aquele que, por Sua morte, pudesse elevar o homem.

 

 

 

 

 

Cristo é superior a Arão e seus sucessores no ofício sumo sacerdotal. O autor da epístola  aos  Hebreus  primeiramente  destaca  dois  pontos  de  semelhança  entre  os sacerdotes arônicos e Jesus Cristo:

 

 

 

 

 

1‐ À semelhança de Arão, Cristo foi divinamente nomeado ao sumo sacerdócio, e

 

2‐ ao    compartilhar de   nossa   experiência    humana,   Cristo   adquiriu      por                 nós uma simpatia pelo menos igual àquela de Arão.

 

 

 

 

 

Os itens frisados da superioridade de Cristo sobre Arão são:

 

 

1 Cristo se tornou sacerdote em virtude de um juramento divino, mas não assim com os aronitas,

 

2 Cristo é eterno, ao passo que os aronitas morriam e tinham de ser substituídos;

 

3 Cristo é impecável, ao passo que os aronitas não o eram;

 

 

4 As funções sacerdotais de Cristo envolvem as realidades celestiais, mas as dos aronitas dizem respeito somente a símbolos terrrenos;

 

5 Cristo ofereceu‐se a Si mesmo voluntariamente como um sacrifício que jamais precisará ser repetido, ao passo que as repetitivas ofertas de animais desmascaram a

sua ineficácia, pois animais inferiores não podem tirar os nossos pecados; e

 

 

6 O próprio Antigo Testamento, escrito durante o período do sacerdócio arônico, predizia  que  sobreviria  uma  nova  aliança,  que  tornaria  obsoleto  ao  antigo  pacto, segundo o qual funcionava o sacerdócio arônico.

 

 

 

 

 

ExortaçõesFinais

 

 

 

 

 

 

A epístola aos Hebreus, encoraja os seus leitores a uma contínua perseverança,

 

citando,  como  exemplos,    os   heróis  da  fé  do  Antigo              Testamento,     e,   finalmente, citando   a           pessoa              de Jesus      como   o   mais     extraordinário       exemplo              de paciente perseverança sob os sofrimentos, após o que recebeu o seu galardão

 

Em  conclusão,  o  escritor  sagrado  exorta  os  seus  leitores  ao  amor  mútuo,  à hospitalidade   (especialmente                 necessária           naqueles dias,    para         os     pregadores itinerantes), à simpatia, ao uso saudável e moral do sexo, dentro do matrimônio, evitar a   avareza,    à      imitação                dos líderes            eclesiásticos,  evitar           os     ensinamentos distorcidos,  à  aceitação  conformada  diante  da  perseguição,  às  ações  de  graças,  à generosidade e à oração. Ler Hebreus 10:19 13.25.

 

TEOLOGIA DE TIAGO

 

 

 

 

 

Tiago,  líder  da  Igreja  de  Jerusalém  e  irmão  do  Senhor  Jesus  Cristo  e  não  o apóstolo. Embora não fosse crente em Jesus, durante o ministério público do Senhor. Tiago foi testemunha do Cristo ressurreto.

 

 

 

 

 

I Coríntios 15: 5 ‐ 7 queapareceuaCefas,edepoisaosdoze;depoisapareceua

 

maisdequinhentosirmãosdumavez,dosquaisviveaindaamaiorparte,masalguns

 

dormiram;depoisapareceuaTiago,entãoatodososapóstolos.

 

 

 

 

 

A epístola de Tiago é o livro prático do Novo Testamento, como Provérbios o é do Antigo.                     De         fato,            suas             declarações         francas           e            concisas        de             verdades   morais                   têm semelhança notável com Provérbios.

 

Ela contém muito poucas instruções doutrinárias; o seu propósito principal é pôr

 

em relevo o aspecto religioso da verdade.

 

 

 

 

 

Tiago  escreveu  a  certa  classe  de  judeus  cristãos  na  qual  se  manifestava  uma tendência  de  separar  a  fé  das  obras.  Pretendiam  ter  a  fé,  mas  existia  entre  eles impaciência  sob                      provação,              contendas,      acepção     de    pessoas,                      difamações            e mundanismo.

 

 

 

 

 

Tiago  explica  que  uma  fé  que  não  produz  santidade  de  vida  é  coisa  morta. Salienta a necessidade de uma fé viva e eficaz para obter a perfeição cristã.

 

 

 

 

 

Não há qualquer conflito entre a Teologia de Paulo e a de Tiago. Paulo falo do aspecto espiritual e Tiago o prático. As obras para Tiago expressam a fé.

 

Efésios 2: 8 ‐ 9 Porquepelagraçasoissalvos,pormeiodafé,eistonãovemde

 

vós,édomdeDeus;nãovemdasobras,paraqueninguémseglorie.

 

 

 

 

 

Tiago 2: 14,17 Queproveitohá,meusirmãossealguémdisserquetemenão

 

tiverobras?Porventuraessapodesalválo?Assimtambémafé,senãotiverobras,

 

émortaemsimesma.

 

 

 

 

 

A epístola de Tiago encontrou algumas dificuldades para adquirir lugar no cânom

 

do Novo Testamento. Vejamos:

 

 

1 A brevidade da epístola, sua natureza prática e não doutrinária.

 

 

2 Fato de Tiago não ser um dos Apóstolos.

 

 

3 A incerteza da identidade de Tiago.

 

 

4 A aparente contradição com a doutrina paulina da fé

 

TEOLOGIA NA EPÍSTOLO DE JUDAS

 

Judas se identifica como o irmão de Tiago. Dessa maneira, também era irmão de

 

Jesus, mas, por modéstia, descreveu a si mesmo como um " servo de Jesus Cristo "

 

 

 

 

 

Judas  tinha  tencionado  escrever  um  tratado  doutrinário,  mas  a  infiltração  da

 

Igreja por parte de falsos mestres o compelira a alterar a natureza de sua epístola para uma exortação em defesa da verdade do evangelho.

 

 

 

 

 

Enfatiza a fé e o Dom de Deus. O Espírito Santo como fonte de vida e poder para

 

o crente, e uma vida de santidade como dever de cada filho de Deus; e Cristo como

 

juiz.

 

 

 

 

 

Judas 6 aos  anjos  que não guardaram o seu principado,  mas deixaram a sua própria habitação, ele os tem reservado em prisões eternas na escuridão para o juízo

dograndedia,

 

" Anjos que caíram " Quem são estes personagens? Os anjos que pecaram com

 

Lúcifer. Estes encontraram‐se em algemas eternas. O lugar preparado para o Diabo e seus anjos.

 

 

 

 

 

A  carta  foi  escrita   para   exortar  e  animar os  crentes  a           batalharem          pela   fé. Lembrando‐lhes os castigos recebidos pelos ímpios no passado.

 

 

 

 

 

Os abusos no campo da fé serão castigados como ocorreu com os anjos que caíram. A santificação do crente é um dever.

 

TEOLOGIA NO APOCALIPSE

 

 

O Apocalipse é uma mensagem que alcansa todos os tempos. Embora tenha uma mensagem para o presente, o seu alcanse penetra até o estado eterno.

 

 

 

 

 

Os  sete  candeeiros  são  as  sete  igrejas  locais,  mas  com  características  futuras sjmbolizam as Igrejas de  todos os tempos. As  sete estre1as são  os  sete anjos ou mensageiros destas igrejas.

 

 

 

 

 

No termino de cada mensagem as Igrejas há uma exortação da parte do Espírito

 

Santo. Quem tem ouvidos ouça o que o Espírito diz as Igrejas.

 

 

APessoadeCristonoApocalipse

 

 

Jesus depois de consumar sEu ministério terreno, apresenta‐se nesta revelação como O Rei do Universo, Juiz que executará a sua missão neste mundo e no reino espiritual ma1dade. No reino das trevas de satanás.

 

A humanidade sem Cristo, passara pelo vale escuro da tribulação. Os que lhe pertencem  sairão  redimidos  e  viverão  na  Pátria  Celestial,  com  Cristo  por  toda  a eternidade.

 

 

 

 

 

Jesus Cristo em sua revelação entre as Igrejas e o envio de mensagens a estas Igrejas, identifica ‐ SE como o Príncipe dos reis da terra diante do qual todo joe1ho se dobrara. O Primogênito dos mortos, a Fiel Testemunha e Àquele que nos ama. Ele revela a grande tribulação que há de envo1ver a terra antes do SEu reino milenar.

 

 

 

 

 

Ele  revela  o  estado  eterno  e  a  nova  Jerusalém.  Jesus  é  o  Herdeiro  do  Trono conforme as Escrituras. A vitória mencionada é incontestável.

 

 

 

 

 

A Bíblia em seus primeiros capítulos fala‐nos da criação do homem, da sua queda

 

e do pecado. Enquanto O Criador anunciava os castigos que deviam envolver Satanás

 

e  o  homem,  prometeu  um  Redentor  Vitorioso  que  restauraria  todas  as  coisas.  À

 

trajetória do Apocalipse revela‐nos a redenção e a glória dos remidos.

 

Memorando:

 

 

 

 

Para: JESUS (Filho de José e Maria) Oficina de Carpintaria

25922 ‐ Nazaré ‐ Judéia

 

 

 

 

 

Prezado Rabi,

 

 

Obrigado por enviar‐nos o "Curriculum Vitae" dos doze homens que escolheu para ocupar posições destaque e gerenciamento em sua nova empreitada.

 

Todos já foram submetidos aos nossos testes. Marcamos, para cada um deles, entrevistas   pessoais    com          o  nosso psicólogo                   e              com  o  encarregado           dos        testes vocacionais, cujos resultados registramos em nossos computadores para eventuais consultas futuras. Anexo, encaminhamos os perfis de nossos testes. Recomendamos minucioso exame individual.

 

Como parte de nossos serviços e para sua melhor orientação, tecemos alguns comentários gerais, que resultam dos pareceres de nosso pessoal, da mesma forma

que um auditor faz declarações generalizadas sobre suas conclusões:

 

 

Nossa equipe é de opinião que falta a maioria de seus escolhidos, experiência, escolaridade e aptidão vocacional para o tipo de empreendimento a que o senhor se propõe.

 

Acha também que não possuem a desejável noção de equipe, para a execução

 

da tarefa.

 

 

Todos deixam a desejar no quesito "cuidados e aparência pessoal".

 

 

Recomendamos      que   continue   a   procurar  pessoas     com                                   experiência          em gerenciamento e que apresentem capacidade comprovada.

 

Simão Pedro é emocionalmente instável, sujeito a explosões intempestivas. André não possui absolutamente nenhuma capacidade de liderança.

Os dois irmãos, Tiago e João, filhos de Zebedeu, colocam o interesse pessoal acima da lealdade à empresa.

 

João e uma pessoa excessivamente humilde, dificilmente conseguira demonstrar autoridade sobre outras pessoas.

 

Sentimos  informar  que  Mateus  faz  parte  da  lista  negra  do  Departamento  de

 

Negócios de Jerusalém.

 

 

Tiago, filho de Alfeu, bem como Tadeu, possuem, definitivamente, inclinações radicais. Ambos atingiram uma elevada marca na escala maníaco ‐ depressiva.

 

Tomé demonstra uma atitude de duvida que poderia abalar o estado de espírito

 

do grupo.

 

 

Um dos   candidatos    porem,  demonstra  um  grande               potencial.          E         um         homem capacitado e cheio de recursos. Tem facilidade de comunicação, mente aguçada para negócios,      bom       transito entre   pessoas    de          alta               posição.               E         altamente     motivado, ambicioso e responsável. Recomendamos Judas Iscariotes como seu controlador e braço direito.

 

Os demais perfis são auto explanatórios.

 

 

Desejamos‐lhe sucesso em seu novo empreendimento.

 

Atenciosamente.

 

 

 

 

 

Consultoria Geral Jordão

 

 

Departamento de Recursos Humanos

 

 

26544 Jerusalém ‐ Palestina

 

BIBLIOGRAFIA

 

 

Panorama do Novo Testamento, Robert H. Gundry

 

 

Vida Nova

 

 

Através da Bíblia Livro por Livro, Myer Pearlman

 

 

Vida

 

 

Conhecendo as Doutrinas da Bíblia, Myer Pearlman

 

 

Vida

 

 

Teologia Sistemática, A. B. Langston

 

 

Juerp

 

 

Os Amigos de Jesus, E. Percy Ellis

 

 

CPAD

 

 

Manual da Escola Dominical, Antonio gilberto

 

 

CPAD

 

 

Manual Bíblico, Henry H. Halley

 

Vida Nova

 

 

 

 

 

Novo Comentário da Bíblia, F. Davidson

 

 

 

 

 

Vida Nova

 

 

 

 

 

Pequena Enciclopédia Bíblica, O. S. Boyer

 

 

 

 

 

IBAD

 

 

 

 

 

Examinai as Escrituras, J. Sidlow baxter

 

 

 

 

 

Vida Nova